Prova de laço em dupla movimenta parque de exposições no final de semana; evento faz parte da programação de 80 anos

Por Andressa Santiago (Estagiária) | Assecom

Com técnica e agilidade, amantes do laço puderam acompanhar com emoção a prova de laço em dupla iniciante realizada neste final de semana (14) no Parque de Exposições Silvio José de Castro Maia, em Alto Araguaia (MT). O evento que integra a grade de programação dos 80 anos da cidade envolveu 21 competidores de ranchos e fazendas. As duplas foram montadas através de sorteio realizado no local antes do início da competição.

Para Luiz Garcia, conhecido como Luizão, organizador do esporte, a iniciativa da Prefeitura e Sindicato Rural de colocar o torneio na agenda das comemorações do aniversário do município foi positiva. “A gente resolveu fazer esse campeonato para divulgar o esporte na cidade e fomentar, trazendo aí novos atletas para participarem. Gostamos do resultado, porque vieram pessoas de fora assistir a prova", finalizou.

O laçador Charles Silva avalia de forma positiva a segunda etapa do evento. “É uma emoção muito grande o apoio da prefeitura pois tem incentivado o esporte. Cada dia está crescendo mais. Essa cultura começou na fazenda e agora estamos mostrando para todos”, diz. “Para mim está muito bom. Somos fanáticos por este esporte. Momento para treinar com os amigos”, comenta Márcio José, competidor.

A PROVA – A prova é realizada em dupla, onde o laçador que ocupa o lado esquerdo do brete, é chamado de ‘cabeceiro’, por ser ele quem irá laçar a cabeça do bezerro. Já o competidor que fica do lado direito, é chamado de ‘peseiro’, pelo fato de laçar as patas traseiras do animal.

Na largada, o bezerro rompe a barreira e ambos os competidores correm atrás do animal manuseando o laço. O primeiro a laçar é o cabeceiro, sendo permitido três lugares: ao redor dos chifres, da cabeça e ao redor do pescoço. Após concluído o primeiro laço, o Peseiro deve prender os pés do animal. Caso acerte apenas um, há penalização em acréscimo de tempo no final da prova.